Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Estabilidade pré aposentadoria

Tem estabilidade o trabalhador que está para se aposentar?

Publicado por RVS ADVOCACIA
há 8 anos

Trabalhador - Estabilidade Provisria

O trabalhador que se encontra próximo a adquirir o direito a aposentadoria sempre fica com receio da perda do emprego, o que lhe impossibilitaria completar os requisitos para aquele benefício, contando sempre que a idade traz dificuldade a um novo emprego.

Não existe lei que impeça o empregador de dispensar o empregado que se encontra próximo a adquirir o direito a aposentadoria.

A garantia de emprego no período de pré-aposentadoria decorre de norma coletiva de trabalho. Isto quer dizer que somente os trabalhadores das categorias que possuem acordos coletivos ou convenções coletivas de trabalho com cláusula assegurando aquele direito estarão amparados por estabilidade.

O trabalhador deve junto ao seu sindicato de classe verificar se a norma coletiva que regula as relações de trabalho contempla a estabilidade provisória em período que antecede a aquisição do direito a aposentadoria.

O Tribunal Superior do Trabalho possui o precedente normativo de nº. 85 com a seguinte redação: “Defere-se a garantia de emprego, durante os 12 meses que antecedem a data em que o empregado adquire direito à aposentadoria voluntária, desde que trabalhe na empresa há pelo menos 5 anos. Adquirido o direito, extingue-se a garantia.”

Os precedentes normativos são aplicados pelo TST em decisões proferidas em ações de dissídio coletivo e, por essa razão, somente obrigam as partes envolvidas naquele processo.

Existem normas coletivas mais benéficas que asseguram a estabilidade do trabalhador em períodos de até dois anos anteriores a aposentadoria.

Mas, como já foi dito, a estabilidade depende da norma coletiva de cada categoria e ela será sempre provisória, ou seja, se o trabalhador adquirir o direito a aposentadoria perde a garantia de emprego, mesmo que não tenha se aposentado. O objetivo é permitir alcançar os requisitos para exercer o direito a aposentadoria.

Fonte

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações23
  • Seguidores58
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações616
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estabilidade-pre-aposentadoria/397347568

Informações relacionadas

COAD
Notíciashá 14 anos

Estabilidade pré-aposentadoria: demissão gera indenização

Josiane Coelho Duarte Gearola, Advogado
Artigoshá 8 anos

Estabilidade pré-aposentadoria: a quem pertence este direito?

Amanda Araripe, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Recurso de Revista - Estabilidade Provisória Pré-aposentadoria

Camila Fontinele, Advogado
Notíciashá 3 anos

Estabilidade Pré-Aposentadoria

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região TRT-7 - Recurso Ordinário Trabalhista: RO XXXXX-91.2017.5.07.0037

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)